g2h

level

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

teatro se esquecer sera o seu fim

Oportunidades

O teatro no desenvolvimento oferece uma forma criativa de você se encaixar com a comunidade local ou o grupo-alvo e aprender com eles.
Passe algum tempo pesquisando questões culturais locais: fale com as pessoas, inclusive líderes comunitários e religiosos, ONGs, artistas, artesãos, narradores de estórias, jovens e pessoas idosas. Inclua algumas das idéias destas pessoas no trabalho, de maneira que este seja local e novo.

Avaliação

Reserve tempo e recursos para a avaliação. Lembre-se de que muitas mudanças ocorrem muito tempo depois de o trabalho estar terminado. Poderemos descobrir mais tarde o que aconteceu como resultado?

Dia Mundial do Teatro



Como as mudanças nas atitudes e na prática serão medidas? Podemos medi-las de forma criativa, por exemplo, usando desenhos, mapeamento, diários dos participantes ou vídeos?

Reúna estórias sobre o impacto do teatro sobre as pessoas, suas famílias e comunidades. O teatro pode afetá-los de forma emocional, financeira, social e política. Seria possível fazer um acompanhamento de quatro ou cinco pessoas antes, durante e depois da peça?

Planejamento

O que estamos procurando alcançar? Por que a inclusão da cultura local poderia ser uma forma eficaz de alcançá-lo?

Quais são nossos problemas e preocupações principais? Quais são os fatores culturais que os afetam? Estes poderiam ser questões tais como práticas tradicionais, o clima, atitudes, tabus e métodos de comunicação locais.

Uso da cultura local

Como podemos incluir a cultura local no nosso uso do teatro?

* Como as pessoas vivem, se cumprimentam, se vestem, brincam umas com as outras?
* Podemos incluir formas culturais como a dança, estórias, jogos, música ou imagens visuais? Que problemas poderia haver no uso destes?
* Como podemos usar atividades culturais para incentivar uma participação animada e a comunicação?

Teatro Municipal de São Paulo



Lembre-se de que alguns grupos podem não ser capazes de participar em certas formas de atividade criativa, tais como a dança ou a música. Nossa atividade permitiria a todos participarem, ou algumas pessoas se sentiriam deixadas de fora?

Como o programa pode ser adaptado para assegurar que todos possam ser incluídos? Por exemplo, deveríamos realizar apresentações separadas para as mulheres ou para classes sociais diferentes?

Administração

Quem supervisionará o trabalho teatral? Que experiência eles possuem em combinar questões culturais com questões de desenvolvimento? Que pessoas da comunidade poderiam dar conselhos?

Quem monitorizará nosso progresso e nossas atividades? Há alguém na comunidade ou na ONG local que possa ajudar com isto? Como podemos assegurar que as atividades representem os valores da nossa organização, da nossa igreja ou do nosso doador?

Teatro de Rua


Os participantes estarão seguros?


Seja flexível: os processos criativos freqüentemente têm resultados inesperados!

Como o trabalho será acompanhado?


Compilado por Helen Gould, Coordenadora da Creative Exchange, uma rede de 170 organizações e profissionais em 26 países, que estão usando a arte e a cultura para a mudança social. Creative Exchange Business Office 1 East London Centre 64 Broadway, Stratford London E15 1NT Reino Unido E-mail: info@creativexchange.org Web: www.creativexchange.org


fonte:http://tilz.tearfund.org/Portugues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares