g2h

level

quinta-feira, 4 de março de 2010

teatro o peso da interpretaçao

O peso da interpretação


Ao abrir as cortinas do palco, nem sempre a surpresa é agradável, pois não é sempre que temos a felicidade de nos deliciarmos com a magnitude de uma boa interpretação. Sendo o teatro a arte do ator, o peso de uma interpretação é tudo.

Pouco importa o excelente figurino, o cenário deslumbrante, um texto primoroso, o que interessa é ver a entrega do ator em cena. E também, pouco importa se o espetáculo é um drama, uma comédia, ou um espetáculo infantil. O ator tem de ser pleno e absoluto em cena.


PAULO AUTRAN
FOTO: http://www.mundodastribos.com/paulo-autran



O ator tem de se entregar de corpo e alma, ser visceral, buscar nas entranhas, a melhor parte que a personagem solicitar. Não bastam caras e bocas, jeitos e gestos estereotípicos e micagem em cima do palco, nada disso convence e, põe a perder qualquer excelente produção.

A interpretação é a parte mais importante dentro de um espetáculo, pois é ele que conta a história, que sente a história, que vive a história, por isso, precisa mergulhar até o fim do poço a fim de conhecer o seu personagem. O ator deve e tem de colocar o seu peso na interpretação, assim é que se conhece um bom ator.

Tudo tem de ser meticulosamente cuidado, a voz, o andar, o falar, o jeito de se vestir... tudo isso, junto e misturado, vai construir a personagem que sustentará qualquer história, mesmo aquelas rasas e sem pretensões. E isso vale para qualquer ator que esteja em cena.

Não cabe a justificativa pífia de que por ter apenas duas ou três falas em cena, não é preciso todo esse emprenho, muito pelo contrário. Há situações que essas duas ou três falas fazem a diferença de uma história. E imagine você: A grande chance de mostrar o seu potencial está em duas ou três falas, e você, talvez por se achar mais do que seja, desperdiça?

O ator é uma profissão que precisa ser levada a sério, até mesmo nos ensaios, aliás, é nos ensaios que um ator precisa se dedicar e caminhar em busca da melhor interpretação, pois, é nos ensaios que ele vai conhecendo pouco a pouco, o quanto o peso ele terá no espetáculo. Para aí sim, quando se der o abrir das cortinas, faça da sua interpretação um motivo de admiração.

Fonte: http://oficinadeteatro.com/

Paulo Sacaldassy
Escrito por Paulo Sacaldassy
Um dos melhores sites de teatro,recomendo

3 comentários:

  1. isso e muito legal quero ser atris mas pra isso tenho que mandar bem no teatro mim ajude a seguir meus sonhos

    ResponderExcluir
  2. Elizania, primeiramente o ator/atriz tem que ter um domínio da língua pátria excelente. Portanto, comece sua trajetória se dedicando ao estudo da língua portuguesa e busque obter cultura geral acima da média. Abraços, André Santa Rosa/ATOR.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelas informações. O estudo da personagem antes de se subir em palco é fundamental, já eu porém. Tenho mais facilidade para o improviso do que para a interpretação de uma personagem já pronta e também me perco nos textos pelo nervosísmo.
    Gostaria de dicas para esses tipos de problemas.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge