g2h

level

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

broadway voce conhece

Conheça a Broadway
Broadway significa em inglês "Avenida Larga", e em Nova Yorque existem várias "Broadways", mas uma delas se tornou referência e até nome próprio: Trata-se da Manhattan Street, onde hoje se concentram 39 grandes teatros profissionais que mantêm peças em cartaz por anos.
Ao dizer hoje "Teatro Broadway", estamos falando, na verdade, de todos esses teatros profissionais e peças ali apresentadas. Muitos o consideram uma forma teatral. O fato é que o "Teatro Broadway" é o mais lucrativo e talvez famoso centro teatral do mundo. Representa o mais alto nível profissional e comercial do teatro.
O porquê chamamos esse aglomerado de teatros como se fosse uma coisa só, entenderemos mais adiante.
A história da Broadway remonta a própria história do teatro nos EUA. Mas sua fama e popularidade começa no séc. IXX, com a concentração de teatros em Manhattan e também devido a acessibilidade que a classe média obteve às apresentações. Era um sucesso. Mas o cinema mudo, que ainda não representava uma concorrência forte, evoluiu e adquiriu som sincronizado, o que o popularizou e começou a esvaziar as salas da Broadway, que sofreram mais ainda com a Grande Depressão que derrubou a economia americana.

Em 1943 a história começa a mudar com a estréia de "Oklahoma", que atraiu o público de volta aos teatros, batendo um recorde de mais de duas mil apresentações. Mais espetáculos surgiram, batendo recorde sobre recorde de tempo em cartaz e, rapidamente, a Broadway se tornava o mais alto nível teatral do mundo. Em 1947 é criado o Tony Awards, uma espécie de "Oscar do teatro" que visava, principalmente, premiar os melhores da Broadway.

Hoje a Broadway definitivamente se consolidou no topo de linha teatral. Suas peças e musicais são famosos no mundo inteiro e, em muitas montagens, os teatros são obrigados a fazer mais de uma apresentação diária quase todos os dias da semana.

"GOSPELL" é uma tradução de Miguel Falabella do espetáculo da Broadway

A maioria dos donos de teatros e produtores da Broadway são membros da The Broadway League (A Liga Broadway), que administra e negocia externamente todos os teatros como um todo, fazendo com que tudo se torne uma coisa só: O Teatro Broadway, o que podemos imaginar como se fosse um cinema com várias salas.


fonte: http://oficinadeteatro.com/
fonte foto: em: www.you-are-here.com/.../teatro_broadway.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge