g2h

level

sábado, 7 de agosto de 2010

como faço para conseguir patrocinio teatro

Como faço para conseguir patrocínio?
R: Vá até um espelho...não, brincadeira. Arrumar patrocínio não é lá muito fácil. Há três formas de conseguir dinheiro para suas produções:

uma é tomando emprestado; outra, é recebendo dinheiro público destinado a estimular produções artísticas; a terceira, é conseguindo o tal patrocínio. A primeira opção é a mais arriscada, uma vez que ninguém garante o sucesso em bilheteria e, portanto, a capacidade de pagamento do empréstimo. A segunda opção é ótima...se você for escolhido num dos vários programas de prêmio estímulo do Ministério da Cultura, ou das Secretarias de Cultura de seu Estado ou de sua cidade. A terceira forma é complicada e depende de empresas dispostas a patrocinar sua peça, seja por responsabilidade social, marketing cultural ou interesse fiscal. Outra forma de buscar patrocínio, é em bens e serviços (ao invés de dinheiro). As empresas, nesse caso, oferecem "apoio cultural" ou permuta. Essa última forma não exclue as três primeiras.


Investimento Privado em Cultura
Empresas, valores e projetos investidos
O investimento de empresas em cultura tem tido um aumento crescente desde o surgimento da Lei Rouanet, em 1991, e da Lei do Audiovisual, em 1993.
O estudo Investimento Privado em Cultura, parte integrante do livro Mercado Cultural, de Leonardo Brant, traz um levantamento de inúmeras iniciativas de investimento na área cultural realizadas por empresas.
Com a coordenação de Carolina Ramos, o estudo utiliza-se de inúmeras fontes, como o Guia da Boa Cidadania Empresarial da revista Exame, Ministério da Cultura e a revista eletrônica Cultura e Mercado, além de dados primários vindos das próprias empresas e outras publicações.
O objetivo de Investimento Privado em Cultura é apresentar um panorama da participação do setor privado na área da cultura, oferecendo subsídios para a análise comparativa de dados e a possibilidade conhecimento da abrangência e penetração dos sistemas de financiamento privado à cultura no Brasil.
A seguir, apresentamos uma lista de empresas, seus projetos e investimentos declarados:

Acesita 290 mil Cultura e Cidadania - promoção e desenvolvimento cultural do Vale do Aço. Contempla as mais variadas formas de expressão artísticas. Cursos, palestras, workshops e oficinas.


Açominas 195 mil Recuperação e revitalização da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mariana (MG). Parceria com outras empresas.


AES - Sul - Distribuidora e Energia S.A N.D. Patrocínio do projeto Lâmpada Mágica - 48 apresentações de teatro adulto e 64 infantis. Mantenedores do projeto Pescar.Apoio ao Coral Cândida Sul com crianças carentes. (dados 2000)


AGA S/A N.D. Patrocínios: Farol da Barra, patrimônio cultural da Bahia e Poço das Antas, patrimônio cultural - reserva ambiental. (Dados 1999)
Alcan Alumínio do Brasil 45 mil Projeto Adote um Monumento, Ouro Preto (MG) - Assumiu as despesas de limpeza, conservação e vigilância do Conjunto Arquitetônico do Carmo.

Algar N.D. Festas Populares - Um Olhar de Criança - patrocínio de um livro que retrata as festas regionais e sua distribuição para escolas, bibliotecas e órgãos públicos ligados à educação.

AmBev 200 mil Escola do Teatro Bolshoi, Joinville (SC) - bolsa de estudos para garantir a alunos da rede municipal de ensino acesso à Escola do Teatro Bolshoi.


American Express 550 mil Restauração da Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (RJ). Parceria com a Fundação Roberto Marinho. Restauração da Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (MG)

Andima - Associação Nacional das
Instituições do Mercado Aberto 180 mil Patrocínio do projeto Largo Carioca, ligado a literatura. (Dados 2000)

AT&T N.D. Patrocínio da exposição Iole de Freitas. (Dados 2000)
Bahia Sul Celulose 350 mil Bibliotecas para Todos, em Salvador e em 13 cidades do interior da Bahia. Parceria com a Companhia Suzano e Secretaria da Cultura da Bahia.

Banco do Brasil 1,9 milhão Programa Educativo dos Centros Culturais do Banco do Brasil (DF/RJ/SP) - mostra as crianças e adolescentes como funcionam seus teatros, cinemas, bibliotecas e exposições. Promove espetáculos de rua: música, teatro, circo e leitura de textos. Seminário Cultura, Marketing e Cidadania, em dez capitais.
Banco Real 15 mil Patrocínio à recuperação do Farol da Barra (BA), à exposição 50 Anos de Israel e Tapeçarias nos Museus Franceses. Patrocínio ao filme Guerra dos Canudos. (Dados 1999)

Banebe - Banco do Estado da Bahia* N.D. Patrocínios a blocos de carnaval, peças de teatro e show de Roberto Carlos. (Dados 1999)

BankBoston N.D. Patrocínio á Série Internacional de Música Clássica e ao Festival de Música no Mosteiro de São Bento. (dados 1999)
BNDES N.D. Patrocínios às exposições Carlota, Arte de um Restauro, Homenagem a Heitor dos Prazeres, Trilogia da Terra - Tempo Glauber e à exposição fotográfica Artes Fotográficas. (Dados 1999)

Basf 750 mil Suvinil Cor, Arquitetura e Memória - pintura para resgate e preservação do patrimônio histórico nacional.

Bunge Fertilizantes 620 mil Prêmio Moinho Santista - Premia personalidades de destaque nos campos da ciência, letras e artes.

Ceras Johnson Ltda. N.D. Patrocínio aos filmes Negociação Mortal e Barão de Mauá. (Dados 1999)

Cervejaria Kaiser N.D. Patrocinador dos festivais de música Heineken Concert, Kaiser Summer Time, Kaiser Bock Winter Festival e Kaiser Gold Sounds. (Dados 1999)

Citibank 450 mil Patrocinador dos filmes Chatô e 500 Anos de História. Patrocinador da Bienal de São Paulo/98. (Dados 1999)

Coca-Cola 4.250 milhões Patrocínio ao Festival de Parintins, um dos maiores eventos folclóricos do país (AM). Patrocínio a uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (AM) Projeto Livro Vivo, um grupo de teatro conta histórias sobre o ciclo da borracha no estado.

Coelba 1,4 milhão Patrocínio às peças de teatro Clarisses, Os Cafajestes, Ópera dos Três Reais e Dom Quixote. Patrocinador do projeto Bahia Figuras de Fé, ligado a Literatura. (Dados 1999)

Colchões Ortobom 36 mil Patrocínio ao projeto Águas do Almadas, ligado a literatura e Tecendo Canções, ligado a música. (Dados 1999)

Companhia de Petróleo Ipiranga S/A 400 mil Patrocinador dos filmes O Quatrilho, Chatô, Mauá, o Imperador e o Rei, Anahy de Las Missiones e Zico. Patrocínio à exposição Eu, Getúlio. (Dados 1999)

Companhia Energética do RN 370 mil Circo Elétrico - levar a todos os 152 municípios do RN, espetáculos de circo, shows, folclore, cinema e exposições de arte. Casa Talento - crianças recebem aulas teóricas e práticas de violino, violoncelo, teclado e flauta doce.

Companhia Hering N.D. Patrocinador do Festival Cinema Rio. (Dados 2000)
Companhia Industrial Cataguazes 500 mil Instituto Francisca de Souza Pinto (MG) - desenvolve projetos nas áreas de cultura e educação, mantendo 3 museus e uma editora, obras e um site para a difusão da história e da cultura de Minas Gerais.
Companhia Vale do Rio Doce 2 milhões Museu Ferroviário Vale do Rio Doce, Vitória (ES), Acervo Diocesano, Itabira (MG) – recuperação e conservação de documentos. Rede Criança - atividades recreativas, esportivas e culturais, Vitória (ES).

Alfabetização Solidária na Amazônia e Nordeste.
Compaq N.D. Telecentro Comunitário Sustentável (SP) - Parceria com a fundação inglesa Regency - facilitar o acesso a tecnologia de informação para formação profissional e educacional de pessoas carentes.

Copagaz 50 mil Alfabetização de Adultos, Campo Grande (MS)

Copene Petroquímica do Nordeste 1,5 milhão Prêmio COPENE Cultura e Arte e Prêmio
COPENE de Teatro. (Dados 1999)

Copesul 133,2 mil Nossas Escolas (RS) - manutenção de atividades básicas de 4 escolas de ensino fundamental, Projeto Pescar manutenção de escola profissionalizante de eletricidade a jovens de baixa renda, Ceclimar - UFRGS - revitalização do Museu de Ciências Naturais da Universidade.

Credicard 750 mil Projeto Cultural 2000 - formação cultural de jovens. Música e Arte em Ribeirão Preto (SP). 30 Mestres da Pintura no Brasil (SP/RJ) patrocínio da mostra em parceria com o MASP. Patrocinador de filmes como Central do Brasil e Lavoura Arcaica, ambos do diretor Walter Salles.
CPFL 815 mil Lasar Segall - Exposição Digital em 10 cidades de SP. Viajando com Guignard (SP) - Retrospectiva da obra do pintor.

CSN - Companhia Siderúrgica Nacional 568,2 Seu Juca, Volta Redonda (RJ) - concertos de música interativos a crianças e adolescentes.
Projeto CSN in Concert (RJ/MG/PR). Memória, (RJ) - estágios a estudantes de história. Artista Cidadão (MG/RJ/PR) - oportunidade para jovens artistas exporem seus trabalhos.

Dismel N.D. Patrocínio ao espetáculo Tom Cavalcanti. Patrocinador de blocos de carnaval. Patrocínio na reforma do Mosteiro de São Bento, patrimônio histórico e cultural. (Dados 1999)

Du Pont do Brasil 400 mil Museu do Instituto Butantã (SP) - reforma e modernização do museu, lançamento de CD-ROM e um site sobre o acervo e sobre as diferentes espécies expostas.

Ebal - Empresa Bahiana de Alimentos S/A 600 mil Patrocínio ao evento de música Feira do Forró 1999 e à Feira de Cultura Popular Arraiá da Capitá. (Dados 1999)

Editora Abril 46 mil Projeto Nascente; unidades de ensino e bases científicas da USP, no interior paulista e Marabá (PA) – para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade - revelar talentos em 8 áreas das artes: música , erudita, texto, dança, teatro, vídeo/cinema, poesia e artes plásticas.

Eletronuclear 48,3 mil Área Arqueológica de Piraquara, Angra dos reis (RJ) - difundir informações sobre a pré-história e a história do Rio de Janeiro e apoiar projetos de preservação e conservação do patrimônio arqueológico.

Embratel N.D. Patrocinador da exposição de arte Guignard, das peças de teatro Pequeno Dicionário Amoroso, Quem tem Medo de Virginia Wolf, Diário Secreto de Adão e Eva. Patrocínio ao Circo de Moscou no Gelo. (Dados 2000)

Ernst & Young N.D. Patrocínio ao lançamento do livro Madeleine Colaço - Sua Obra e a concertos no Teatro Municipal. (Dados 1999)

Ford 30 mil Corporação Musical Lyra de Mauá (SP) - apoio a banda marcial de 150 componentes,
melhoria na aparelhagem e investimentos em novos instrumentos.

Foxtrot 10 mil Patrocinador da Ópera dos Três Reis, do 2º Festival de Dança Internacional no Teatro Municipal (SP) e do teatro musical Assis Valente - Um Musical Brasileiro. (Dados 1999)

Fuji Photo Film Amazonia Ltda. 600 mil Patrocínio ao Projeto 500 Anos, livro de fotografia, ao filme de Carla Camurati Copacabana e ao longa-metragem de Tizuka Yamazaki Gaijin 2. Patrocinador da exposição Associação Brasil Anti Drogas. (Dados 2000)

General Eletric 50 mil Patrocínio aos eventos Terra Viva, Cabaré Brasil. Apoio ao Museu de Arte Nahif, ao Espaço Cultural Gama Filho e ao Museu da República. (Dados 1999)

General Motors 600 mil Sítio Arqueológico a Planta de Mogi das Cruzes (SP) - pesquisa e resgate da área, onde seria instalada das suas fábricas. Exposição 75 Anos - itinerante percorrendo 6 cidades (SP/RS), contando a história dos seus automóveis.

Gerdau N.D. Patrocinador da Bienal do Mercosul, da Fundação Iberê Camargo, da Copa Gerdau de Tênis, da Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e do Fórum da Liberdade.
Patrocinador da Orquestra de Câmara - Teatro São Pedro. (Dados 2000)

Globo Cabo 100 mil FestNET - Festival do Vídeo Universitário em 30 cidades.

Golden Cross 40 mil Patrocinador da peça Brasil S/A, do Balé Bolshoi, da festa de Aniversário do Rio de Janeiro. Patrocinador dos eventos Orquestra Sinfônica da Philadelphia e Meninos Cantores de Viena. (Dados 1999)

Grupo Belgo 1,4 milhão Trilhas Urbanas - Circuito Belgo Mineira, em 7 cidades (MG/SP/ES). Sempre Um Papo (MG)- apresentação mensal de convidados de destaque nos temas de conhecimento. Preservação de Monumentos Históricos (BA). Preservação do Solar da Imperatriz (RJ). Programa de Ação Cultural (MG) - patrocínio ou apoio institucional ou de infra-estrutura a programas culturais.

Grupo Orsa N.D. Banda Bate-Lata, Grupo de Dança Fuzuê - Campinas (SP). Grupo Cultural Swing Sucata, Suzano (SP).

IBM Brasil 4 milhões Hermitage & Pietá (RJ/SP) - estações multimídia leva ao Museu Nacional de Belas Artes e ao MASP, obras do acervo do museu de São Petesburgo. Patrocinador do Free Jazz Festival (SP/RJ) e do projeto IBM - Encontro Marcado com a Arte.

Infraero 1,5 milhão Patrocínio à produção de filmes, documentários e publicações de arte voltadas para turistas.

Iochepe-Maxion 304,6 mil Memória, Cruzeiro (SP) - recuperação arquitetônica de uma antiga estação ferroviária, transformando em Centro Cultural Rodunda.

Light Serviços de eletricidade S/A 1,5 milhão Patrocínio a exposições e eventos relacionados a arte contemporânea, exposições fotográficas e peças de teatro infantil. (Dados 1999)

Localiza Rent a Car 140 mil Série de Concertos Internacionais Localiza 2001, Mercosul - série de eventos musicais com músicas brasileiras e do Cone Sul.


Lojas Renner 215,4 mil Patrocínio a um dos maiores eventos culturais que promove o reconhecimento e o intercâmbio de artistas e escultores sul-americanos. Revitalização do memorial do Imigrante (RS). Casa de Cultura – Teatro Percy Vargas (RS) - Reforma do espaço.

Lufthansa Cargo AG N.D. Patrocínio á mostra Expressionismo Alemão e a Campeonatos de Hipismo (Dados 2000)

Marcopolo 119 mil Apoio financeiro à instituições culturais voltadas para comunidade no RS.

Marisol N.D. Patrocínio ao 19º Festival de Dança de Joinville (SC).

Maxitel 190 mil Restauração da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mariana (MG).

Metrô Rio 415 mil Estação da Música e Metrocine - shows quinzenais e apresentação de filmes nacionais em
praças próximas às estações do metrô (gratuito).

Microsiga 600 mil Incentivo à Cultura (SP) - viabiliza produção de peças teatrais e apresentações de música erudita no Teatro Alfa Real.

Morais de Castro 14 mil Patrocínio aos eventos musicais Barroco na Bahia, Concerto da Morte de Schubert, orquestra de Cordas Infanto-Juvenil e recuperação de Peças de Instituto Feminino - patrimônio cultural. (Dados 1999)

Movesa 20 mil Patrocínio dos eventos musicais Rebeca Mata - Show de Vanguarda, Dez vezes Infernos. Patrocinador da Mostra Internacional de Cinema da Bahia. (Dados 1999)

Natura 150 mil Barracões Culturais da Cidadania, Itapecerica da Serra (SP) - exposições permanentes de artesanato, artes plásticas, música e teatro.

Nestlé 3, 620 milhões Concurso Cultural Viagem Nestlé pela Literatura. Viagem Gastronômica Através do Brasil. Concurso Nacional de Ensaios Ministério da Cultura Nestlé. Roteiro de Danças Tradicionais Gaúchas.

O Boticário 16 mil Concurso Internacional de Presépios, Curitiba (PR). Patrocinador da peça teatral Gata em Teto de Zinco Quente e do espetáculo Tom Cavalcanti. Patrocinador de blocos de carnaval.

Odebrecht 1,892 milhão Reedição de 31 volumes da obra de Jorge Amado. Recuperação do prédio e do acervo da Santa Casa da Misericórdia da Bahia e revitalização econômica e social da rua da Misericórdia no centro histórico de Salvador.

Organização Leão do Norte 100 mil Patrocinador da Roda de Samba do Mercado Modelo e da peça de teatro A Megera Domada. (Dados 1999)
Ótica Ernesto 90 mil Patrocinador do evento Ópera de Padre Hans, das peças teatrais Amigos para Sempre, As Noviças, A Bofetada, Os Cafajestes e As Sereias da Zona Sul. (Dados 1999)

Palheta - Bar e Restaurante (BA) 20 mil Patrocinador do Show Per Amore de Zizi Possi e da peça teatral Diário de um Louco. (Dados 1999)

Panamco Brasil 300 mil Prêmio Panamco no Teatro e Panamco Leva ao Teatro - incentivo à produção teatral infanto-juvenil, garantindo o acesso gratuito de crianças da rede pública (SP).

Pão de Açúcar N.D. Pão Music - 20 espetáculos em 3 estados (RJ/SP/CE/DF). Meninos do Morumbi e Bloco Ilê Ayê. Patrocinador da Mostra do Descobrimento. Patrocínio ao Circuito Universitário Extra de MPB e ao Trio Elétrico - Expresso 2222 no carnaval.
Perdigão 150 mil Espaço Vip, Videira (SC) - espaço cultural destinado à premiação da arte regional e à preservação do acervo histórico da empresa.

Petrobrás 4,6 milhões Caravana Petrobrás da Cultura, em 94 municípios da região Centro-Sul. Restauração da Casa da Misericórdia (BA). Cultura Pré-Histórica (SE) prospecção e identificação da cultura pré-histórica. Construção e implementação do Museu Arqueológico de Xingó (SE). Patrocínio a maior feira de livros a céu aberto da AL (RS).O Brasil de Portinari, em 14 capitais. Inauguração do Museu Casa de Jorge Amado (BA). Patrocínio da Orquestra Petrobrás Pró-Música (RJ).

Petróleo Ipiranga N.D. Patrocínio a uma exposição permanente no Museu da República (RJ). Bienais do Mercosul (RS). Recuperação de prédios históricos (RS). Patrocínio à restauração e recuperação da Catedral da Sé (SP). Parceria com o MAM na conservação e nova aquisição do acervo.

Philips Brasil 3 milhões Patrocinador do Philips Master of Rock, Projeto Philips Brasilis, do mega espetáculo Carmina Burana, do Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos e do Hollywood Bowl Orchestra. (Dados 1999)

Porto Seguro Seguradora 800 mil Patrocina o Espaço Fotografia Porto Seguro. Patrocínio às peças teatrais Scapino e UBU, ao filme Boleiros e ao show Vivendo Vinícios - Passo e Compasso. Patrocínio à Pintura do Minhocão (SP). (Dados 1999)

Ripasa N.D. Patrocínio à impressão do material didático utilizado no projeto Raízes (SP), com propósito de resgatar o patrimônio cultural da cidade de Americana. Patrocínio à Casa da Cultura Hermann Mulher (SP).

Samarco N.D. Patrocínio ao projeto de Integração Cultural em Ouro Preto (MG).
SCI - Segurança ao Crédito e
Informações 1 milhão Patrocínio ao show de Milton Nascimento, ao Teatro Municipal de São Paulo, ao Ballet Brasileiro, à apresentação dos Meninos Cantores de Viena e ao Teatro Alfa na realização de peças teatrais. (Dados 1999)

Shell N.D. Prêmio Shell de Teatro (RJ/SP) e Prêmio Shell de Música. Patrocínio ao Projeto Luar de Dança e aos filmes For All e Pequeno Dicionário Amoroso.
Smithkline Beecham International N.D. Patrocínio aos filmes For All, Quem Matou Pixote, Don Juan e à peça de teatro Um Final de Semana na Casa de Zélia. (Dados 1999)


Sodexho Pass - Cheque Cardápio N.D. Patrocinador dos eventos musicais Cardápio Musical que acontecem nos Shoppings D&D, Eldorado, Iguatemi, Morumbi e Jardim Sul, todos em São Paulo e do Diamond Music em Belo Horizonte. (Dados 2000)

Souza Cruz N.D. Patrocinador do Free Jazz Festival (RJ/SP) e do Carlton Dance. (Dados 1999)

Sul America Seguros N.D. Patrocínio ao Projeto Aquarius de música erudita, as peças teatrais Distraídos Venceremos e É sim, sinhô, patrocinador da Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos (SP). Patrocinador da Casa Cor. (Dados 1999)
Sunnet Telecomunicações e
Informática N.D. Patrocinador dos 4º e 5º Maceió Jazz Festival, do Festival de Inverno - Garanhuns. Patrocínio aos shows de Djavan, Julio Iglesias, Raimundos, Joana e Angélica. (Dados 2000)

TAM Linhas Aéreas N.D. Instalação do museu Asas de um Sonho em São Carlos - resgatar a memória da aeronáutica.

Techinico 20 mil Patrocínio à Ópera Castro Alves e aos Concertos Dominicais (BA). (Dados 1999)

Telebahia Celular 1 milhão Patrocinados do Carnaval 98/99 e dos eventos musicais Noites MPB, show de Caetano Veloso, do espetáculo Baianos Cantam Bahia, show de Milton Nascimento e das Micaretas de Feira e de Vitórias da Conquista. (dados 1999)
Telebrasília Celular 430 mil Patrocínio dos shows de Djavan, Marina, Sandy e Junior e Ana Carolina. Patrocinador das peças teatrais A Bofetada, Dona Ninguém, 5x Comédia e Eles não usam Black-Tie. Patrocínio aos eventos Caminhada pela Paz, Campanha Anti-Drogas, Corrida da Criança na Ceilândia (DF). (Dados 2000)
Telefônica São Paulo N.D. Exposição itinerante em 10 cidades sobre os 125 do telefone.

Telemar/BA 1,2 milhão Patrocinador dos filmes Casa Grande - Senzala e Central do Brasil, apoio ao Bloco Olodum Mirim. Patrocinador do Trio Gilberto Gil (Carnaval). (Dados 1999)

Telesp Celular 2,5 milhões Patrocínio (Lei Rouanet) da Brasil 500 Anos - Mostra do Descobrimento. Patrocinadora oficial do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP). Apoio à instalação de uma unidade do MAM em Higienópolis (SP).
Texaco Brasil S/A 600 mil Patrocinador dos filmes Eu, Tu, Eles, Uma Aventura do Zico e ED Morte. Manutenção do Jardim Botânico (RJ). Apoio a Orquestra Sinfônica Brasileira. (Dados 1999)

Ticket Serviços S/A 1 milhão Patrocínio a peças de teatro, projetos de Artes Plásticas e de Literatura. (Dados 2000)


Tim Nordeste 344 mil Criação da escola Em Cena de balé clássico para crianças da comunidade de Coelhos (PE). Criação de oficinas para contribuir para formação de novos artistas plásticos - Faço Arte com Quem Sabe (PE)

TV Bahia 200 mil Raízes da Bahia - pequenos programas ligados a manifestações e festas populares, organiza eventos culturais e patrocina o ensino de arte e dança de tradição africana.

Unibanco N.D. Instituto Moreira Salles - promove e desenvolve programas culturais. Espaços Unibanco de Cinema (RJ/SP/RS/CE).
Unilever N.D. CinemAção - exibição de filmes nacionais e de todo o continente (SP).

Unimed Amparo 15 mil Criação de espaços para exposições para apoiar a descoberta de novos talentos nas artes plásticas (SP)

Unisys Brasil Ltda 450 mil Patrocínio para o lançamento dos livros Poetas do Espaço e da Cor, Bahia Amada Amado, 70 Anos da Criatividade Latino Americana, Pantanal - Paraíso do Brasil e do livro/CD-ROM Diário de D. Pedro II. Patrocínio à exposição Pablo Picasso. (Dados 1999)

UOL - Universo Online N.D. Patrocinador do Carnaval de Salvador, peças de teatro e de eventos esportivos. (Dados 2000)

Usiminas 3,8 milhões Usicultura - Instituto Cultural Usiminas (MG). Construção das novas instalações do Museu Abílio Barreto.
VASP N.D. Patrocinador do filme Perfume de Gardênia e das peças de teatro Pérola, Dona Doida, Gata em Teto de ZincoQuente e Louro, alto, solteiro procura. (Dados 1999)


Visa Brasil N.D. Prêmio Visa de Música, Free Jazz Festival, Festival de Cinema Brasileiro de Búzios. Patrocina Espetáculos no Teatro Cultura Artística em São Paulo. (Dados 1999)

Volkswagen do Brasil 7 milhões Patrocinador do filme Orfeu, da Temporada Museurteum de música erudita, Temporada Cultura Artística de música erudita. Patrocínio às peças teatrais Últimas Lua e Caixa 2. Bienal de Arquitetura e VIII Festival Internacional de Artes Cênicas. (Dados 1999)

Votorantim Cimentos 2,7 milhões Patrocínio cultural e artístico ao MASP em São Paulo (SP). Apoio aos Patronos do Theatro Municipal (SP). Colaboração com a Sociedade Amigos do Museu (SP). Colaboração com a Sociedade Cultura Artística. Apoio financeiro à 4ª Bienal Internacional de Arquitetura (SP). Orquestra Sinfônica Brasileira.

Wal Petróleo S/A N.D. Patrocinador dos filmes Gêmeas, Olé e O Homem Nu. (Dados 1999)

Weg Indústrias 1 milhão Scar - Sociedade de Cultura Artística, Jaraguá do Sul (SC) - Doação para construção de um complexo de 9.444m2 que abrigará salas de teatro, salas de aula, cinema, espaço para exposições, restaurante e biblioteca.
Werner Fábrica de Tecidos Ltda. 160 mil Patrocinador das peças teatrais 8 Mulheres, A volta por Cima, Tartufo, Capitu e As Deusas de Cameron. (Dados 1999)

Xerox do Brasil N.D. Reedição de títulos esgotados, publicação de obras inéditas e valiosos trabalhos de pesquisa. Reprodução totalmente digitalizada da Carta de Pero Vaz de Caminha. Formação do Primeiro Olhar (RJ) – programa para orientar estudantes e professores de escolas públicas a ter contato com a arte contemporânea.
Fontes: Cultura e Mercado - Instituto Pensarte; Perfil de empresas Patrocinadoras - Instituto Cultural Cidade Viva, 2001; Guia da Boa Cidadania Empresarial - revista Exame, 2001; Ministério da Cultura.

Fonte: http://integracao.fgvsp.br/ano5/17/financiadores.htm
http://www.opalco.com.br/foco.cfm?persona=materias&controle=38


Um comentário:

  1. estou escrevendo um livro-fotográfico virtual que também é uma peça teatral, gostaria de saber como conseguir apoios para ambos, qualquer dúvida procurar "Euterpe Calíope Mneladymosinegaga" no Facebook que o livro está disponível para consultas, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Postagens populares