g2h

domingo, 1 de novembro de 2009

cidade do saber exemplo cultural

O que é a Cidade do Saber
Inaugurada em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber - programa social administrado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro, uma entidade não governamental, certificada como organização social pelo município de Camaçari - tem a Prefeitura Municipal como mantenedor, através das secretarias de cultura e esporte. É reconhecido como o mais importante centro de conhecimento e inclusão social do estado da Bahia. Complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer tem se consolidado como o equipamento público mais importante do Município e já prestou atendimento a milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, em cursos e oficinas de arte e cultura; escolinhas esportivas; atividades de promoção à saúde; treinamento de equipes/atletas de rendimento; apresentações de espetáculos de dança, teatro, música; realização, nas suas instalações, de cursos, seminários, palestras, workshops e treinamentos, promovidos por terceiros.

A qualidade das instalações e a metodologia permitem um atendimento diário a mais de 4.000 jovens e adultos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população. O equipamento preenche a lacuna dos temas e práticas contemporâneas da educação não-formal, da arte e entretenimento e vem revelando talentos locais, artísticos e esportivos. A Cidade do Saber recebeu dois importantes prêmios que consagram, em tão pouco tempo, a sua tecnologia inclusiva: Top Social Regional 2007 e o Top Social Nacional 2008, neste último caso, como a única instituição do norte/nordeste do país.

Sobre o Teatro

Em busca de um teatro que, literalmente, fosse o palco de discussão, de reflexões, de emoções, de entretenimento e de estímulo à cultura e a arte na cidade de Camaçari é que foi pensado e construído o Teatro da Cidade do Saber, o segundo maior, em capacidade, de todo o estado da Bahia, com a oferta de 568 lugares. Até a inauguração deste moderno equipamento cultural, o Município possuía um único teatro, que não apresentava condições de operacionalidade e nem ofertava qualquer tipo de conforto ao público, o que correspondia a pouca atratividade para os grupos de arte, artistas e para os espectadores. Então, desde o dia 22 de março de 2007, quando foi aberto à população, o Teatro Cidade do Saber vem - através de uma programação artística cultural diversificada, atraente e de qualidade - oferecendo arte, cultura e lazer para a comunidade camaçariense.

A demanda de público para o Teatro é bastante satisfatória, para tão pouco tempo de atividades e, também, a partir da realidade que Camaçari vivenciava com a ausência de espaços adequados para apresentações artísticas e da falta de fomento à produção teatral e ao desenvolvimento cultural do município (o que não favorecia a formação de platéia). Já ocorreram centenas de apresentações, de dezenas de diferentes espetáculos teatrais, de música e de dança entre eles VIXE MARIA DEUS E O DIABO NA BAHIA, Ó PAÍ Ó, ESSE GALUBER, O VÔO DA ASA BRANCA, A GEMA DO OVO DA EMA, RÁDIO BIRUTA, EKA MELEKA, O BALÉ DO TEATRO CASTRO ALVES, ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA, A BOFETADA, ESSE GLAUBER, R$ 1,99, O CASAMENTO SUSPEITOSO, ZÉU BRITO, POLICARPO QUARESMA, O SAPATO DO MEU TIO, O GRANDE CRIADOR (da portuguesa Cia. do Chapitô), os dois últimos citados espetáculos, como parte da programação do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) e o público registrado já é superior à marca de 40 mil espectadores (ao final de 2008) e, vale ressaltar, muitas destas pessoas, que compõem esse número de acessos ao equipamento, nunca tinham ido a um espaço cultural desta natureza ou mesmo assistido a um espetáculo.

Hoje, o Teatro Cidade do Saber virou referência para a comunidade artística camaçariense; bem como para a de outros municípios, inclusive, Salvador, já que este equipamento público e cultural abriu mais um espaço para os artistas e produções do estado. Além da população de Camaçari, pessoas de outros municípios são, também, beneficiadas por esta ação, como, por exemplo, moradores de Dias D’Ávila e de Simões Filho; lugares próximos geograficamente e onde há divulgação dos espetáculos do Teatro.

fonte: http://www.cidadedosaber.org.br/wp/p-teatro/espacos-do-teatro/

CIDADE DO SABER - Instituto Professor Raimundo Pinheiro - CEP: 42.809-000 - www.cidadedosaber.org.br
RUA DO TELÉGRAFO - S/Nº - BAIRRO DO NATAL - CAMAÇARI - BAHIA - BRASIL - Tel. +55 71 3644 1631

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge