g2h

domingo, 1 de novembro de 2009

cidade do saber exemplo cultural

O que é a Cidade do Saber
Inaugurada em 22 de março de 2007, a Cidade do Saber - programa social administrado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro, uma entidade não governamental, certificada como organização social pelo município de Camaçari - tem a Prefeitura Municipal como mantenedor, através das secretarias de cultura e esporte. É reconhecido como o mais importante centro de conhecimento e inclusão social do estado da Bahia. Complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer tem se consolidado como o equipamento público mais importante do Município e já prestou atendimento a milhares de pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, em cursos e oficinas de arte e cultura; escolinhas esportivas; atividades de promoção à saúde; treinamento de equipes/atletas de rendimento; apresentações de espetáculos de dança, teatro, música; realização, nas suas instalações, de cursos, seminários, palestras, workshops e treinamentos, promovidos por terceiros.

A qualidade das instalações e a metodologia permitem um atendimento diário a mais de 4.000 jovens e adultos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população. O equipamento preenche a lacuna dos temas e práticas contemporâneas da educação não-formal, da arte e entretenimento e vem revelando talentos locais, artísticos e esportivos. A Cidade do Saber recebeu dois importantes prêmios que consagram, em tão pouco tempo, a sua tecnologia inclusiva: Top Social Regional 2007 e o Top Social Nacional 2008, neste último caso, como a única instituição do norte/nordeste do país.

Sobre o Teatro

Em busca de um teatro que, literalmente, fosse o palco de discussão, de reflexões, de emoções, de entretenimento e de estímulo à cultura e a arte na cidade de Camaçari é que foi pensado e construído o Teatro da Cidade do Saber, o segundo maior, em capacidade, de todo o estado da Bahia, com a oferta de 568 lugares. Até a inauguração deste moderno equipamento cultural, o Município possuía um único teatro, que não apresentava condições de operacionalidade e nem ofertava qualquer tipo de conforto ao público, o que correspondia a pouca atratividade para os grupos de arte, artistas e para os espectadores. Então, desde o dia 22 de março de 2007, quando foi aberto à população, o Teatro Cidade do Saber vem - através de uma programação artística cultural diversificada, atraente e de qualidade - oferecendo arte, cultura e lazer para a comunidade camaçariense.

A demanda de público para o Teatro é bastante satisfatória, para tão pouco tempo de atividades e, também, a partir da realidade que Camaçari vivenciava com a ausência de espaços adequados para apresentações artísticas e da falta de fomento à produção teatral e ao desenvolvimento cultural do município (o que não favorecia a formação de platéia). Já ocorreram centenas de apresentações, de dezenas de diferentes espetáculos teatrais, de música e de dança entre eles VIXE MARIA DEUS E O DIABO NA BAHIA, Ó PAÍ Ó, ESSE GALUBER, O VÔO DA ASA BRANCA, A GEMA DO OVO DA EMA, RÁDIO BIRUTA, EKA MELEKA, O BALÉ DO TEATRO CASTRO ALVES, ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA, A BOFETADA, ESSE GLAUBER, R$ 1,99, O CASAMENTO SUSPEITOSO, ZÉU BRITO, POLICARPO QUARESMA, O SAPATO DO MEU TIO, O GRANDE CRIADOR (da portuguesa Cia. do Chapitô), os dois últimos citados espetáculos, como parte da programação do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) e o público registrado já é superior à marca de 40 mil espectadores (ao final de 2008) e, vale ressaltar, muitas destas pessoas, que compõem esse número de acessos ao equipamento, nunca tinham ido a um espaço cultural desta natureza ou mesmo assistido a um espetáculo.

Hoje, o Teatro Cidade do Saber virou referência para a comunidade artística camaçariense; bem como para a de outros municípios, inclusive, Salvador, já que este equipamento público e cultural abriu mais um espaço para os artistas e produções do estado. Além da população de Camaçari, pessoas de outros municípios são, também, beneficiadas por esta ação, como, por exemplo, moradores de Dias D’Ávila e de Simões Filho; lugares próximos geograficamente e onde há divulgação dos espetáculos do Teatro.

fonte: http://www.cidadedosaber.org.br/wp/p-teatro/espacos-do-teatro/

CIDADE DO SABER - Instituto Professor Raimundo Pinheiro - CEP: 42.809-000 - www.cidadedosaber.org.br
RUA DO TELÉGRAFO - S/Nº - BAIRRO DO NATAL - CAMAÇARI - BAHIA - BRASIL - Tel. +55 71 3644 1631

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga por email

CONTATO:

CONTATO CONTATO: pelo Email: eliotu@estrelar13.com ou pelo msn eliotu2@hotmail.com

Postagens populares

Mostre seu talento aqui

Mostre seu talento aqui, você que se considera um profissional da arte em geral. Entretanto não consegue fazer a divulgação de seu trabalho porque não tem oportunidade de mostrar ,ou mesmo não tem dinheiro para pagar preços cobrados pela mídia de hoje em dia. Pois é, aqui você não paga nada é de graça mesmo. Envie um e-mail para eliotu@estrelar13.com com um texto bem criativo sobre o seu trabalho, anexe ao e-mail algumas fotos e vídeos (se tiver ,pode ser link para o YouTube também). Não esqueça de mencionar qual a categoria.. Produtor,Ator, Músico, Diretor, Escritor, Dançarino, Maquiador, Pintor, Escultor, Fotógrafo , ou qualquer outra. Não deixe de mostrar ao mundo que você é um profissional ou mesmo está nessa direção. eliotu@estrelar13.com

Total de visualizações de página

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  •  

    Google+ Followers

    Google+ Badge

    PATRO

    Vago