g2h

sábado, 12 de setembro de 2009

maquiagem de teatro

Maquiagem de teatro - como caracterizar idades diferentes?
LB, RJ, 2005

Cuidados a serem tomados:
- Lembre-se que em teatro (ou num projeto com criancas) você pode exagerar algumas caracteristicas para facilitar o entendimento da platéia. Mas, cuidado para não cair no ridiculo e para não ofender as pessoas.
- Qualquer maquiagem ou pintura que as crianças forem usar tem que ser atóxica e hipo-alergênica (anti-alérgica) e tem que ser autorizada pelos pais ou responsáveis
- Roupas usadas ou de segunda mão são um ótimo recurso, mas é sempre bom lavá-las antes das crianças usarem e verificar que não tenham pulgas ou traças.
- As crianças devem manter roupa de baixo e uma camiseta (e talvez um short) por baixo da roupa de teatro para evitar o contato direto com a pele.

O que fazer:
1. Observe pessoas na sua comunidade de cada idade que você quer representar; veja quais as características mais marcantes e se vocês conseguem imitar os jeitos e maneirismos.

2. Converse com as crianças sobre as características observadas, e deixe elas ajudarem no processo de construir os personagens na medida do possível. Também é bom conversar com as criancas que nem todo mundo é igual e as caracteristicas usadas para cada idade do personagem são uma generalização, para ajudar a perceber a passagem do tempo.

3. Existem tintas para pintura de rosto e pele em geral usadas para pintar animais como pequenas borboletas nas faces das crianças. Procure lojas de material para festas ou teatro a tinta ou maquiagem adequada e também livros ou revistas que ensinem passo a passo como usá-las. Com estas tintas você pode desenhar rugas, olheiras, bigodes e barbas quando necessário.

# 4. Faça pequenos ajustes na roupa: comece com uma tunica simples de mangas compridas ou uma camiseta; uma cor para cada personagem
Obs.: Manter a cor do começo ao fim ajuda a plateia a perceber quem é quem na história (ainda mais se cada idade vai ser interpretada por um ator/criança diferente); a mesma túnica usada do começo ao fim, acrescentando peças por cima também ajuda com custos e com a imagem de passagem do tempo.
# para identificar a criança você pode usar um pouco de pasta-d'água como as crianças vão a praia; ou deixar o personagem levar um brinquedo nas mãos. As crianças também podem usar uma camiseta de tamanho grande o que as fará parecerem menores.
# para o adolescente: um lenço estampado sobre os ombros ou amarrado na cabeca; ou um boné virado para trás; carregando livros escolares, usando fones de ouvido...
# para o adulto, coloque uma peça de roupa extra: um casaco sem mangas que vá sobre a tunica ou um avental de carpinteiro. Um paletó, jaleco ou uniforme profissional.
# para terminar como idoso, acrescente um casaco mais quente: um pedaço de pelucia imitando pele de animais ou um de lã em tricô; levando uma bengala. Você pode conseguir uma peruca branca ou colocar um pouco de talco nos cabelos das criancas para ficar grisalho - peca autorizacao aos pais primeiro!

Por exemplo: No caso de um carpinteiro: a criança pode trazer um martelo de plástico colorido, de brinquedo. O adolescente um martelo de madeira, de aprendiz; O adulto um martelo real mais um pequeno cinto de ferramentas. Já o idoso pode trazer um objeto de madeira terminado, como uma caixa ou cadeira.
Para Moisés, ele pode trazer como criança um cesto de palha; como adolescente um rolo de papel, representando a escola egípcia; como adulto ele pode vestir sandálias e trazer um cajado e como idoso carregar a tábua dos 10 Mandamentos.

5. Treine posturas e jeitos de caminhar:
engantinhando ou passos exitantes para um bebê
saltos e corridas abruptas para criança
aquele passo caracteristico meio gingado, um ombro mais alto que o outro para o adolescente
passo decidido, pisando firme, apressado e determinado para o adulto; postura ereta
e o idoso andando meio encurvado e devagar.

Fonte: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge