g2h

level

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

drt ator,atriz,modelos e manequins

DRT é o nome popular para o registro profissional no Ministério do Trabalho. ( emitido pela Delegacia Regional de Trabalho - daí o nome DRT). A verdade é que existem diversos tipos de registros de trabalhos, determinados para as diversas áreas profissionais.

Para atores e modelos o registro profissional - conhecido com DRT é representado (portanto emitido) pelo Sindicado de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, o SATED. Vale lembrar que cada Estado possui o seu escritório regional.

Teoricamente todos os profissionais do meio artístico devem ser filiados ao SATED - (atores, produtores, figurinistas, técnico, entre outros e MODELOS!) para ter direito ao seu registro profissional, ou simplesmente DRT.

Como é solicitado o DRT ?

O candidato deverá encaminhar a documentação para o SATED responsável do seu Estado. Os documentos exigidos são:

• Carteira de Trabalho – cópia comum – foto e verso
• CPF – cópia comum
• RG – cópia comum
• Título de Eleitor – cópia comum
• Comprovante de endereço (água, luz, telefone – cópia comum)
• Pasta (portifólio) com trabalhos (cartazes, programas, contratos, etc.)
• Carta de punho (manuscrita) do candidato, relatando experiência profissional
• Cursos na área
• Comprovação de conclusão do 2º grau (intermediário) copia comum
• Taxa de entrada de processo: o equivalente a “um salário mínimo”

O Material será encaminhado para análise pelo Conselho de Capacitação Profissional que poderá aprovar ou não o canditato.

Alunos de cursos regulamentos pelo SATED podem solicitar o DRT provisório, que é válido pelo periodo de 1 ano. Após a conclusão, o aluno poderá entrar com o pedido junto ao Conselho e solicitar o DRT definitivo.

Modelos e Manequins com DRT

Desde 86 o Ministério do Trabalho, atráves da portaria MTB – 24000.008.081/85 enquadrou a profissão "Modelos e Manequins" na categoria "Artistas e Técnicos em Espetáculos" ou seja, pela lei, não há distinção entre ATORES e MODELOS - todos são englobados na mesma categoria PROFISSIONAL .

Mas a realidade é bem diferente!

Mas nem tudo são flores! Embora modelos e atores sejam classificados pelo Ministério do Trabalho como "iguais", o que vemos na realidade não é bem assim.
No dia a dia, há uma preocupação absoluta quando o assunto diz respeito à Atores x DRT. Hoje é praticamente impossível um ator ser considerado profissional sem possuir o registro oficial. As agências, as produtoras, os diretores EXIGEM o DRT dos atores.
No caso dos modelos a realidade é outra. A grande maioria das agências trabalham com modelos inexperientes e não tem nenhuma preocupação na profissionalização dos agenciados. Por isso que sempre aconselhamos: PROCURE UMA AGÊNCIA SÉRIA.

Há uma luz no fim do túnel

Como sempre falamos aqui no "moda em fotos" uma agência séria investirá na sua carreira. Consequentemente exigirá de você o registro profissional (DRT).
Seguindo o exemplo do pessoal que trabalha com atores, muitas produtoras estão exigindo o DRT dos modelos e manequins. Hoje, para conseguir os grandes trabalhos ( aqueles com bons cachês, para campanhas importantes e expressivas) é indispensável para a modelo possuir o DRT.

Ou seja...

...Se você quer realmente se destacar na profissão, esteja regulamentada! Se a sua agência (ou a agência que te 'sondou') não falou nada sobre o DRT é porque ela NÃO atua nas boas campanhas. É melhor procurar outra agência ou vai ficar a vida toda fazendo "trabalhinhos" e ouvindo falsas promessas!

fonte: http://blog.mauriciopo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares